30 de março de 2023

|

por: carol

|

Tags: saúde e segurança no trabalho

|

Categorias: Sem categoria

Gestão de saúde e segurança do trabalho

A criação de um ambiente de trabalho seguro deve ser uma das premissas de qualquer empresa, independente de porte e segmento. E uma das formas que as organizações têm para alcançar tal objetivo é a implementação de um sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho eficiente. Saiba mais sobre este tema fundamental para o sucesso dos negócios aqui nesse conteúdo da Vida Engenharia.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a adoção de medidas de saúde e segurança no trabalho é algo previsto em lei. Toda empresa deve adotar normas, práticas e procedimentos específicos para prevenir doenças ocupacionais, lesões, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador. O conceito também é conhecido pela sigla SST.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), é o órgão responsável por formular políticas de proteção dos trabalhadores e pela fiscalização do cumprimento das normas.

 

Orientações para uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho

Uma gestão de saúde e segurança do trabalho deve levar em consideração uma série de orientações a fim de que ela se mostre realmente efetiva e evite o afastamento de funcionários por causa de lesões e acidentes. Um primeiro ponto crucial é a adesão e o empenho de quem está no comando da empresa. Afinal, é a direção que vai estabelecer as políticas e demandar que elas sejam colocadas em prática.

E claro que a gestão de saúde e segurança do trabalho também exige a realização de um diagnóstico completo sobre a situação da empresa e os seus desafios. É preciso fazer um histórico sobre a ocorrência de acidentes de trabalho, o afastamento de funcionários, verificar se a legislação trabalhista está sendo cumprida e a existência de riscos ocupacionais, por exemplo. Depois de descobrir todos os riscos possíveis, é hora de definir objetivos e metas, que podem incluir a compra de novos equipamentos e adoção de novos processos.

É necessário também organizar os recursos e conscientizar os colaboradores a respeito da importância do cumprimento de todas as medidas estipuladas para a proteção das equipes. Por último, deve-se destacar o monitoramento da efetividade das ações empreendidas pela empresa a fim de detectar possíveis falhas.

 

 

Por que as empresas devem priorizar a gestão de saúde e segurança do trabalho?

As organizações que investem em uma gestão de saúde e segurança do trabalho eficiente conseguem obter benefícios para o negócio como um todo. Uma das principais vantagens é o aumento da qualidade de vida de todos que ali trabalham, algo que contribui para a melhoria do bem-estar do colaborador e para a retenção de talentos.

A produtividade da empresa que oferece boas condições de trabalho para os seus funcionários também aumenta na medida em que eles não precisam se afastar por causa de acidentes e ficam mais motivados ao perceber que a organização se preocupa com eles. A redução de custos é outra vantagem da existência de uma gestão de saúde e segurança do trabalho eficaz. Isso porque a empresa evita multas, pagamento de indenizações e danos aos equipamentos.

Está em busca de uma empresa especializada na gestão de saúde e segurança do trabalho para cuidar dos seus colaboradores? Então entre em contato com a VIDA Engenharia! Nós atuamos com Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, entre outros serviços que irão proporcionar toda a segurança que o seu negócio precisa!